Metáfora “o pombo na gaiola”

Era uma vez, um príncipe que, fascinado pela beleza de um pombo branco, manda fazer para ele uma confortável e espaçosa gaiola e convida o pombo a viver ali. O pombo, honrado com o convite, aceita. A gaiola tem tudo aquilo que ele poderia desejar. Viver nessa gaiola significa que não deve fazer nada para prover aquilo de que necessita, pois tudo lhe é regularmente fornecido.

Com o passar do tempo, o pombo sente crescer em si uma estranha inquietação, que não consegue decifrar. Sente falta do céu aberto, dos raios de sol e da chuva sobre suas plumas: de vez em quando, gostaria de poder esticar as asas e voar, extasiando-se à vista das coisas do alto, provar vertigens, gostaria de sentir o esforço e o empenho necessários para alcançar o que se deseja.

Ao contrário, desde que se encontrava nessa gaiola, tudo lhe era oferecido gratuitamente. “Gratuitamente”? pergunta a si mesmo. Não. O que recebo tem um preço muito alto: a liberdade.

Quando descobre que nesses anos confundiu segurança com dependência; gratidão com complacência; livre escolha com obrigação; compreende que chegou o momento de deixar a gaiola, mesmo tão confortável, e recomeçar a voar com suas próprias asas.

Mas ele não sabe como. Não sabe se deve pedir permissão ao príncipe, teme que lhe diga não. Não sabe se corromper quem, às vezes, vem visita-lo, não sabe se esperar sentado por um milagre.

Tomado por estes pensamentos, apóia-se nas barras da gaiola descobrindo que a mesma encontra-se aberta. Observa atentamente, poderia tratar-se de uma armadilha.

 Quanto mais ele observa, percebe que a gaiola sempre esteve assim. Ele pensava estar fechado numa gaiola, mas a porta sempre esteve aberta para consentir-lhe escolher ficar ou ir embora. Depende só e exclusivamente dele mesmo.

Você pode acessar o processo descrito acima no Youtube:  

https://www.youtube.com/watch?v=l2LdtilycRE&t=15s

– Reflexão que a metáfora proporciona:

A metáfora apresenta dois ideais: a vida e a liberdade.

O ideal da vida está relacionado com a saúde e com a sobrevivência;

O ideal da liberdade está relacionado com a exploração, curiosidade e autonomia.

A liberdade está diretamente vinculada com o Saber Escolher, de modo autônomo e responsável, em quem queremos nos tornar.

Fonte: Metáforas Para a Evolução Pessoal e Profissional – Consuelo C. Casula

Lançamento