Neuro (de Neurologia) refere-se ao corpo, à fisiologia, ao sistema nervoso.
Semântica refere-se ao estudo dos significados.
A NEURO-SEMÂNTICA™ é sobre significado e significância (semântica).
Sobre como os filmes e significados que estabelecemos em nossas mentes criam nossas emoções e habilidades em nossos corpos (neurologia).
Nós não somente pensamos ou sentimos, nós também pensamos e sentimos sobre nossos pensamentos e emoções. Fazendo camada sobre camada, pensamos sobre nossos sentimentos, “sentindo sobre nossos sentimentos”. Cada camada cria um enquadramento, ou seja, outro “nível lógico” e assim, nossa matriz de enquadramentos de significado é criada.
Esta construção do nosso mundo interior compreende todas as regras do jogo que nós jogamos, seja em nossas ações, comportamentos ou habilidades.
A NEURO-SEMÂNTICA™ trabalha com os chamados “Meta-Estados”, responsáveis por criar nossa matriz de enquadramentos e levar a como fechar a lacuna entre o saber e o fazer. Além disso, centra-se na integração ou na sinergia que resulta em quando podemos traduzir as grandes ideias em nossas cabeças de modo integrado ao nosso corpo. É como um modelo com vários sub-modelos para explicitar a estrutura da experiência.
O coração da NEURO-SEMÂNTICA™ está na modelagem de experiências de excelência e maestria; um processo de modelagem que permite criarmos diversos modelos e padrões para replicar experiências altamente desejadas e obter sucesso naquilo que queremos.
QUEM CRIOU A NEURO-SEMÂNTICA™ (NS)?
Foi criada por L. Michael Hall, Ph.D., Doutor em Psicologia Cognitivo-Comportamental e Trainer Internacional em PNL. Criador também do Meta-Coaching. Escreveu mais de 300 artigos e mais de 50 livros, entre eles 10 sobre Coaching e Meta-Coaching. Estão traduzidos em português pela Editora Qualitymark, os livros: Liberte-se – Estratégias de Autorrealização e Coaching de Grupo e Equipe.
Dr. Michael Hall ministra cursos e treinamentos em todos os continentes.
Os Modelos da Neuro-SemânticaTM (NS) vieram das Ciências comportamentais cognitivas, da Psicologia do Desenvolvimento, da Neurociência, da Semântica Geral, da Programação Neurolinguística (PNL), da Linguística Cognitiva e da Cibernética. O primeiro modelo é o Modelo de Meta-Estados, desenvolvido em 1994 por L. Michael Hall, Ph.D.
Contribuição: INAP/RJ